21 de novembro de 2015


► CURSOS DE FORMAÇÃO / TEATRO - A investigação do ator no espaço ( EAP – Espaço, Ator e Plateia) para montagem de espetáculo ao final do curso.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro, presencialmente no CCBJ , no local da oficina e online, através deste link: http://goo.gl/forms/mCnxbuhsyl.


Viewpoints é uma técnica de improvisação que surgiu a partir da dança pós-moderna. Os Viewpoints (pontos de vista) foram originalmente desenvolvidos pela coreógrafa Mary Overlie e expandidos e adaptados para atores pela diretora americana Anne Bogart e os integrantes da Siti Company.O treinamento de viewpoints possibilita um vocabulário comum para pensar e agir sobre movimentos e gestos. Desenvolve a articulação e precisão dos movimentos e possibilita construir a relação de um coletivo de maneira espontânea e intuitiva, gerando material criativo e movimento para o palco.

Os pontos de vista são divisões e categorias criadas dentro de dois aspectos principais na composição cênica: tempo e espaço. São nove os pontos de vista físicos, subdividos em duas categorias: Tempo (Ritmo, Duração, Resposta Sinestésica e Repetição) e Espaço (Forma, Gesto, Arquitetura, Relação Espacial e Topografia). E para trabalhar o desenho e a composição vocal foram organizados os pontos de vista vocais: tom, dinâmica, velocidade, timbre e forma.

A composição é uma extensão natural do treinamento de viewpoints. Trata-se do ato de escrever em grupo, no tempo e espaço, usando a linguagem do teatro. É um modo de gerar, definir e desenvolver o vocabulário teatral de um coletivo. Os exercícios de composição podem ser focados numa peça ou texto em particular ou podem ser usados para gerar material original baseado em um tema ou idéia.

Cronograma das aulas

Aulas 1, 2, 3 e 4
Introdução ao viewpoints físicos: Tempo, Duração, Resposta Sinestésica, Repetição, Espaço, Forma, Gesto, Arquitetura, Relação Espacial e Topografia.
Exercícios de aprofundamento dos viewpoints físicos.
Improvisações coletivas.
Aulas 5, 6 , 7 e 8
Introdução ao viewpoints vocais: tom, dinâmica, velocidade, timbre e forma. (para isso os alunos terão que trazer um texto decorado de aproximadamente 10 linhas)
Corpo x Voz: exercícios para aliar o corpo à voz e vice-versa. Como colocar a experimentação vocal dentro dos exercícios de improvisação.
Improvisações coletivas e em grupos menores.
Aulas 8, 9 e 10
Introdução à composição. A partir do trabalho desenvolvido com o corpo e a voz, e da prática da improvisação, partiremos para exercícios de composição cênica mais elaborados e organizados. Os exercícios serão tanto individuais como em grupos de 3 a 5 pessoas. Nesses exercícios, os alunos tem que discutir e preparar uma cena em cima das orientações passadas. Esse é o momento em que à técnica se une à criação e vemos como a prática dos viewpoints pode ser usada para a criação de uma cena, de um personagem e consequentemente de um espetáculo.

Nenhum comentário: