9 de junho de 2015

Viola Spolim - Aula dia- 07 de Junho 2015

Viola Spolin é o autor internacionalmente reconhecido de Teatro de jogos - a base da improvisação teatral. Juntamente com seu filho,Paul Sills , Viola Spolin criou as técnicas utilizadas pelo elenco de Chicago Second City, bem como qualquer outro grupo de comédia de improvisação desde então.


00:00
00:00

Seu trabalho é reconhecido por muitos setores da sociedade fora do círculo teatral. É uma ferramenta respeitada e querida para conselheiros, educadores e psicólogos e beneficiou muitos, em suas vidas cotidianas, que tenham sido expostos a ela. Learning Systems INTUITIVOS oferece este trabalho a todos os que expressam um interesse por ela em todos os níveis.

Viola Spolin desenvolveu os jogos teatrais inspirada, entre outros, por Neva Boyd, importante educadora de Chicago, que desenvolveu seu trabalho a partir dos jogos recreativos praticados com as levas de imigrantes que chegaram, durante a grande depressão, na Hull House.

De certa forma Viola sistematiza a prática teatral a partir de princípios teatrais defendidos e praticados por Brecht e Stanislavsky, conforme explica Ingrid Koudela, introdutora e principal propagandista do sistema de jogos teatrais no Brasil.
Spolin é autora de um enorme número de textos para improvisação. Seu primeiro livro Improvisation for the Theatre (Northwestern University Press), traduzido por Ingrid Koudela e Eduardo Amos, publicado pela editora perspectiva, tornou-se o livro de referência do movimento de teatro improvisacional e de Jogos Teatrais. Todos os seus livros estão editados no Brasil, pela mesma editora.


Viola Spolin preparou-se inicialmente para ser uma assistente social trabalhando junto aos imigrantes de Chicago na Neva Boyd's Group Work School (Escola de Formação de Trabalho de Grupo de Neva Boyd), entre 1924-1927.
O trabalho inovador realizado por Boyd nas áreas de liderança, recreação e trabalho social, a partir da estrutura tradicional dos jogos, influenciaram fortemente Spolin.
Ao trabalhar como supervisora dramática (drama supervisor) para a seção de Chicago do Works Progress Administration's Recreational Project (WPA), entre 1939-1941, Spolin sente necessidade de desenvolver um sistema que facilitasse o treinamento teatral que pudesse cruzar as barreiras étnicas e culturais dentro do WPA.
No relato de Spolin, os ensinamentos de Boyd promoveram um treinamento extraordinário no uso de jogos, contação de histórias e danças folclóricas que puderam servir como ferramentas que estimulam a expressão criativa em crianças e adultos através da auto-descoberta e da experiência pessoal. 1
Construindo os jogos teatrais a partir da experiência de Neva Boyd, Viola respondeu pelo desenvolvimento de novos tipos de jogos que focam na criatividade individual, adaptando e focando o conceito de jogo como chave para abrir a capacidade de auto-expressão criativa. Estas técnicas foram mais tarde formalizadas sob o nome de Jogos Teatrais ou Theater Games.


Turma - 2015



A turma vivenciando os jogos de forma plena, onde a conquista e o crescimento são perceptíveis, a sistemática é vivenciar, relatando cada experimento. A busca pelo entendimento pleno é gradativo, a cada encontro percebem-se novas posturas dos participantes, não apenas em sala de aula bem como em suas vidas pessoais. 







Aula Ministrada: Robinson Aragão
Fotos: Matheus Lopes 


Nenhum comentário: