COMPANHIA DE TEATRO VIV'ARTE: PROJETO PEDAGÓGICO


COMPANHIA DE TEATRO VIV’ARTE


MISSÃO

    Contribuir para transformação, dos participantes, utilizando o teatro educacional como principal ferramenta de aprendizado, fortalecer o cuidado com o outro, visando o crescimento das gerações futuras e preparar os participantes para a convivência com as adversidades do mundo.

VALORES

Amor, respeito, compromisso, cuidado, gratidão, honestidade, solidariedade, protagonismo, prudência, amizade, inclusão, tolerância.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Formar cidadãos com uma visão de mundo, fortalecendo sua compreensão enquanto pessoas que os levam a serem produtivos, solidários, éticos, cooperativos, e justos, que vivam em harmonia com a natureza e seu criador.

INTRODUÇÃO

O Bairro Bom Jardim, situa-se a sudoeste de Fortaleza, tem como os bairros circunvizinhos o Conjunto Ceará, Siqueira, Bom Sucesso e com o município de Caucaia. Segundo o levantamento do Censo de 2010 IBGE, lá moram 37.758 moradores, distribuídos numa área de 2,53 km² , levando o bairro a mais populoso de Fortaleza, coliga outros bairros como Siqueira, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Bom Jardim, compõem o Grande Bom Jardim.
Há relatos que o bairro tenha surgido ainda na década de 60, período em que surgiram as primeiras famílias. Segundo relatos o bairro não passava de uma grande fazenda, loteada pelo empresário João Gentil, a oferta de terrenos a preços irrisórios favoreceu a venda de muitos lotes, fazendo surgir a Rua Oscar Araripe uma das primeiras e hoje o principal corredor da comunidade.
Nos idos dos anos 70 e 80 o bairro começou a crescer desproporcionalmente, pois os terrenos ainda permaneciam mais baratos em relação aos outros bairros da capital, nesse crescimento desordenado surgiram as primeiras favelas, simultaneamente as ações do poder público já não atendia as necessidades da população, poucas escolas, saneamento, segurança, saúde, precários, fazendo com que a violência tomasse conta da região, essa  insegurança põe o bairro em evidencia através da mídia, como sendo um dos mais perigosos e violentos da capital, destaca-se o jovem como um dos agentes dessa violência  e ponta nos índices de mortalidade.
Apesar do nome gracioso, a vida no bairro ainda é de luta por melhorias, os moradores empossados de seus direitos reivindicam soluções para mudar a realidade socioeconômica do bairro, minimizar os impactos de violência, evitar o estereotipo negativo que a comunidade ainda carrega.
Nessa perspectiva surge a Companhia de Teatro Viv'arte, uma iniciativa do educador Roberto Robinson Aragão Gomes, que após observações na escola onde foi aluno, Maria Alves Carioca, percebeu que havia talentos que deveriam ser lapidados, surgiu o desejo de criar um grupo a principio “Grupo de Teatro Evolução” em 18 de Agosto de 1999. Objetiva fomentar a arte através do contato com alunos da comunidade e contribuir com a qualidade de vida dos mesmos.
A Cia se reunia as segundas, quartas e sextas-feiras no CAIC Maria Alves Carioca, das 18 as 20hs, no Bairro Granja Lisboa até o ano de 2006, posteriormente com o crescente número de jovens que aderiram a proposta, ideias inovadoras, a evolução dos alunos e o desejo de fazer teatro, as aulas passaram a acontecer no Centro Cultural Bom Jardim, aos domingos das 08h00min às 13h00min, até os dias atuais.

JUSTIFICATIVA

A Cia propõe uma pedagogia que promova o desenvolvimento cognitivo de adolescentes e jovens, visto que o teatro oportuniza trabalhar várias linguagens; corporal, verbal, plástica, escrita, dentre outras, faz com que o individuo expresse de forma crítica suas vivências e experiências, observando sempre suas ações e interagindo de forma atuante diante da comunidade.
            Essa proposta de trabalho foi constituída por uma somatória de ideias, em fazer do teatro um instrumento de educação transformadora, onde a mágica do teatro cria condições para ampliação do campo psicológico e se constitui em elemento importantíssimo na formação intelectual, ética, moral, artística e social do jovem do século XXI. 
            A própria organização social está a exigir atualmente novas formas de comunicação. E sendo a educação um dos setores desta organização social, não pode deixar de utilizar instrumentos que atendam só exigências dos seus grupos humanos, reformulando esquemas tradicionais, substituindo instrumentos e equipamentos de trabalho. Preocupado, portanto, em melhor contribuir, o grupo se propôs a elaborar um trabalho com o binômio Teatro-Didática e que se desenvolve num ciclo interativo de sentido ontológico, focalizando sempre a natureza humana, modificada, alterada e transformada diante do poder modelador dos fatores sociais, variando no tempo e no espaço como realização concreta.
O teatro aqui está funcionando como meio de comunicação direta, não transmitindo estruturas preestabelecidas ou impondo ideologias, mas criando situações para que o jovem, diante de novos elementos, possa criar e recriar em perspectiva micro e macrossociológica.
O Projeto justifica-se por fomentar a arte-educação através da interação e integração de elementos ligados a conteúdos programáticos do ensino com a realidade vivencial do jovem, em várias dimensões como; relação familiar, relação família-escola, profissional, universitária, religiosa, política porque assim é o teatro, e principalmente a comunitária.

OBJETIVO GERAL

Minimizar os impactos e os estereótipos negativos da Comunidade, através da valorização e difusão das expressões artísticas, sendo o teatro essa ferramenta pedagógica de transformação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Subsidiar os sistemas formais de educação nos vários ciclos, através da utilização de técnicas teatrais associadas às diferentes expressões culturais tais como: literatura, música, dança.
·         Contribuir com a integração social e cultural entre grupos de teatros, através de apresentações, espetáculos, seminários, workshop.
·         Colaborar com ações significativas que valorizem a comunidade, sendo o teatro o mote para mudanças.

METODOLOGIA

A metodologia empregada será teórico-prática, onde serão experimentados jogos teatrais, dramáticos e de aprendizagem,  aulas expositivas com conteúdos distintos as linhas do pensamento teatral, conceitos, práticas e tendências  destacando-se o sujeito participante – jogador e receptor – na aprendizagem e apreciação da linguagem dramática.
A Cia prima por uma prática de educação estética que leve em consideração a formação politica de seus integrantes, esforça-se para que alcancem uma consciência capaz de superar as mazelas sociais. Focaliza os trabalhos em pesquisas com abordagens metodológicas do teatro com ênfase no jogo teatral, bem como a criação de personagens a partir das estéticas estudadas, proposições de textos como deflagradores do processo pedagógico.
Problemas sociais contemporâneos surgem como temas privilegiados nos trabalhos a serem realizados agindo assim como uma ação cultural importante para alcance dos objetivos desse projeto.
Trabalha-se o desenvolvimento da linguagem artística, vinculado ao corpo e voz como corporeidade, contempla ao receptor a apreciação de espetáculos teatrais, onde essa experiência significativa promove a apreciação e criação de seus personagens, são formas de trabalhar a construção de valores estéticos e o conhecimento de teatro, através de suas próprias leituras.
Os métodos empregados desafiam, resistem aos sistemas criados pelos discursos dominantes e de práticas de uma cultura imposta, as práticas aqui propostas cria espaços e possibilidades para uma nova consciência pós-moderna, onde os coparticipantes são sensíveis à pluralidade, diversidade, inclusão e justiça social.
Busca-se ao final de cada processo promover ações que valorize cultura do teatro bem como apresentar um comunidade viva, que luta e busca pela qualidade de vida de todos (as).

AVALIAÇÃO:

O Processo de avaliação será continuo.

Serão observados o entrosamento e o envolvimento do grupo, senso de solidariedade, criatividade, criticidade, democracia, conhecimento a respeito das estéticas e jogos dramáticos, atuação quando a serem agentes transformadores, ações e reações, seja no âmbito afetivo, emocional ou cognitivo, reforma íntima, fatores importantes para a formação do ser-ator, ator-ser.

CONCLUSÃO

Busca-se ao final de cada processo que o Teatro pedagógico favoreça a promoção da alto-estima, a alto-expressão, os valores morais, atitudinais, conceituais, sobretudo da criatividade e da livre expressão, sejam desenvolvidos. O processo ação – sensação - reflexão possa ser compreendidos pelo alunos desde a postura e domínio corporal, relação com os fatores de movimento:  tempo, espaço e fluência de forma harmoniosa, a autoconfiança para apresentar-se em espetáculos ou mesmo como representatividade da comunidade, o respeito para com o grupo, sabendo ouvir e ser solidário, formular de ideais, resolver situações problemas, e tudo que constitui os pilares da educação: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a viver juntos.
Contudo, minimizar o estereótipo negativo da comunidade através de ações de intervenção frente às violências, sendo o teatro essa ferramenta pedagógica de acesso a todos (as), contra essa mídia deturpadora.




ORGANOGRAMA DA CIA

Atualmente a Companhia é composta por:
Diretor Geral: Robinson Aragão
Coordenador Geral: Jorge Costa
Coordenador Pedagógico: Kleunny Alves

Captação de Recursos:  Bruna Cunha
Diretor de Mídias Digitais e Produção na WEB: Igor Mota

 Marketing: Felipe Aires
 Publicidade: Lucas Vasconcelos
Secretaria: Sayonara Saraiva e Marília Lima

 Fotografia:  San Cruz


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